Faça Memórias ® 2017 | Todos os direitos reservados

paulo von poser e o Faça memórias

Em 2012 o artista PAULO VON POSER fazia, na cidade de São Paulo, uma retrospectiva dos seus 30 anos de carreira no Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia, o MuBE.

Nesta mesma época, o FAÇA MEMÓRIAS vivia um momento que parecia um desabrochar de um botão em flor. O programa, que teve início em 2009, transforma-se em uma rosa aberta e perfumada, através do apoio da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. Naquela época, 38 idosos com diagnóstico de perda de memória participavam do programa no museu que era contemplado com a exposição do Paulo.

O universo parecia querer unir pessoas e propostas para que algo muito especial pudesse acontecer na vida daqueles idosos participantes do FAÇA MEMÓRIAS. Pudemos então constatar o poder da obra de arte para um despertar de sensações, emoções e memórias. Percebemos também a força de uma rosa, capaz de acordar recordações profundas, significativas e constantemente ameaçadas por uma doença que insiste em apagar as lembranças dos idosos com problemas de esquecimento.

A obra de PAULO VON POSER e especialmente suas rosas, tornaram-se um acalanto para a angústia gerada pela doença. Suas rosas acolheram cada idoso ali presente ao mesmo tempo que os transportaram para um lugar repleto de lembranças e afeto.

E como não podia ser diferente, naquele instante nascia uma forte e indescritível relação de admiração recíproca, entre o artista e o FAÇA MEMÓRIAS.

Aquela magia dos acontecimentos vividos na exposição “TRAJETÓRIA DE PAULO VON POSER” precisava voltar a existir através do FAÇA MEMÓRIAS EM CASA para que inúmeros idosos e cuidadores envolvidos com questões relacionadas ao envelhecimento, pudessem experimentar a força que as rosas de Paulo tem para trazer à tona lembranças de vida.

Nossa intenção é ofertar afetos e memórias através da obra de PAULO VON POSER e dos kits artísticos formulados em duas versões para os idosos com problemas de esquecimento, em versão para grupo de idosos e também um kit formulado para os cuidadores que entendem o cuidar de si como importante ferramenta para o cuidado, afinal o cuidar não é feito só de espinhos.

Acesse o site do artista para conhecer o seu trabalho:

www.paulovonposer.com.br